Geralmente se agrupam os organismos marinhos em função do seu tamanho e hábito de vida, como segue (resumidamente):

Plâncton

Plâncton

Plâncton

Fazem parte do plâncton organismos que ficam à deriva dos movimentos oceânicos. São classificados em:

  • Bacterioplâncton (bactérias)
  • Fitoplâncton (microalgas e sargaços)
  • Zooplâncton (protozoários e animais – com preponderância para os microscópicos, mas incluindo algumas espécies de grandes dimensões, como as salpas, urocordados que podem formar cadeias com mais de um metro de comprimento)

Classificação do plâncton segundo o tamanho dos orifícios da malha das redes utilizadas para capturá-los:

  • Femtoplâncton (0,02 a 0,2 µm)
  • picoplâncton (0,2 a 2 µm)
  • Nanoplâncton (2 a 20 µm)
  • Microplâncton (20 a 200 µm)
  • Mesoplâncton
  • Macroplâncton (2 a 20 cm)
  • Megaloplâncton (>20 cm)

Bentos

Fazem parte do bentos organismos que vivem no substrato, fixos ou não.

Bentos

Bentos

  • Fitobentos (incluindo as macroalgas, algumas microalgas e as ervas marinhas)
  • Zoobentos
    • Macrofauna (animais visíveis a olho nu, como a maior parte dos caranguejos, os equinodermes, algumas espécies de peixes, etc.)
    • Meiofauna (animais que vivem permanentemente enterrados no sedimento, quer livres, quer dentro de estruturas por eles construídas)
    • Microfauna (animais microscópicos que se desenvolvem sobre o substrato)

Nécton

Fazem parte do nécton organismos com boa capacidade natatória, como a maior parte dos peixes e dos mamíferos marinhos.

Um conceito relacionado, embora não formado por organismos vivos é o séston que é o conjunto das partículas, orgânicas ou não, que se encontram dispersas na coluna de água e que, para além de poderem constituir alimento para alguns organismos, têm um papel importante na difusão da luz na água e, portanto, na produção primária.

Nécton

Nécton

Microrganismos

Microrganismos

Microrganismos

A microbiota marinha é importantíssima para a decomposição de matéria orgânica e para a produção primária em ecossistemas sem luz. A maior parte dos micróbios marinhos são bactérias e algas azuis (cianobactérias ou cianofíceas). As bactérias estão dispersas por todos os oceanos, suportando condições extremas. Há bactérias quimiossintéticas e decompositoras.

Protistas marinhos

Protozoários plânctônicos

Produtores primários fotossintetizantes

Fitoplâncton

O fitoplâncton (microalgas) é formado por plantas microscópicas que se encontram na coluna de água. Os organismos do fitoplâncton são a base da teia alimentar aquática, servindo de alimento ao zooplâncton, ictioplâncton e outros

Fitoplâncton

Fitoplâncton

organismos. São produtores primários (seres autotróficos), que usam a clorofila para converter a energia solar, sais minerais e dióxido de carbono em compostos orgânicos. Por necessitar da energia solar para o seu desenvolvimento, o fitoplâncton vive na zona mais superficial da coluna de água, na zona eufótica. O fitoplâncton engloba vários grupos distintos de organismos.

Diatomáceas

As diatomáceas são provavelmente o maior e o mais conhecido grupo de microalgas (existem mais de 20,000 espécies

Diatomáceas

Diatomáceas

conhecidas). A característica principal deste grupo é a frústula siliciosa (semelhante a uma caixa de Petri) e a simetria biradial (ou birradial).

Cianofíceas

As cianobactérias, algas azuis-verdes ou cianofíceas são bactérias, apesar da sua função fotossintética. Como bactérias, são seres procariontes.

Fitobentos

Em biologia marinha e limnologia, chama-se fitobentos ao conjunto dos organismos autotróficos que vivem no substrato dos ecossistemas aquáticos – muitos tipos de algas e as plantas aquáticas enraizadas.

Tal como o fitoplâncton, o fitobentos tem um importante papel na produção primária, não só dos próprios ecossistemas aquáticos, mas também na produção de oxigênio para a atmosfera.

Fitobentos

Fitobentos

Para além disso, o fitobentos serve de alimento a muitos animais aquáticos. As plantas enraizadas também podem servir de refúgio a muitos animais e suas larvas e juvenis.

Outro papel importante do fitobentos é na colonização de substratos novos, como por exemplo um recife artificial ou uma região do fundo que tenha sido devastada por um ciclone, por um aluímento ou por motivos antropogénicos. Os primeiros organismos a fixarem-se são bactérias e algas microscópicas, principalmente do grupo das diatomáceas, que formam um filme orgânico onde se podem alimentar e fixar-se outros organismos.

As bactérias, no entanto, não são incluídas no bentos, pois constituem uma comunidade separada – a microbiota aquática.

Macroalgas

As macroalgas são algas multicelulares, com órgãos diferenciados, como as algas vermelhas e as algas pardas e algumas clorofíceas, como as Ulvas.

Macroalgas

Macroalgas

Elas constitutem a maior parte do que as pessoas chamam algas marinhas (muitas vezes, as pessoas chamam algas às ervas marinhas).

As macroalgas são uma parte importante da cadeia trófica do bentos, fornecendo ainda refúgio a muitos animais. No entanto há algumas espécies que podem ocorrer ao plâncton, como os sargaços encontrados no mar dos Sargassos.

Algumas espécies de algas marinhas são utilizadas na alimentação, principalmente no extremo oriente e também nas indústrias alimentar e farmacêutica.

Ervas marinhas

As ervas marinhas são plantas que produzem flor adaptadas à vida na água do mar. Estas plantas encontram-se em muitas praias e pertencem às famílias Posidoniaceae, Zosteraceae, Hydrocharitaceae e Cymodoceaceae. Têm um importante papel nos ecossistemas costeiros, não só pela sua produtividade, mas também por servirem de refúgio a muitos animais bentónicos.

Ervas marinhas

Ervas marinhas

O nome vulgar provém do fato das suas folhas se assemelharem, embora superficialmente, com as ervas terrestres da família Poaceae. Por vezes são confundidas com algas.

Microfitobentos

Microfitobentos

Microfitobentos

Microfitobentos é um termo usado para designar as algas unicelulares que se encontram aderidas à superfície dos substratos inertes em ambiente aquático. Nesta denominação se enquadram as microalgas, tais como as diatomáceas e os dinoflagelados. O microfitobentos, associado a outros microorganismos como as bactérias, formam o chamado biofilme, que apesar de invisível, é essencial nas interacções ecológicas de ecossistemas marinhos, servindo como alimento para muitos invertebrados.

Protozoários e animais marinhos

Zooplâncton