Hipótese de Gaia

Antigamente afirmaram que a própria Terra é um organismo vivo. Essa hipótese foi nomeada por Hipótese de Gaia, conceito que atualmente já foi substituído pelo conceito de biosfera.

A biosfera da Terra

de fato é viva mas não se trata de apenas um “conjunto de órgãos” mas de um complexo conjunto de ecossistemas que somados formam os biomas que constituem a biosfera, o conjunto de todos os seres vivos existentes nesse planeta Terra.

Laboratório de bioquímica.

Micro-organismos

Um organismo também pode ser considarado como “qualquer criatura viva”, o que inclui considerar micro-organismos unicelulares como organismos:

Os micróbios procariontes não apresentam um verdadeiro núcleo celular Os micróbios eucariontes apresentam um verdadeiro núcleo celular.

Os vírus são apenas cápsulas com ADN em seu interior e não possuem nenhuma organela funcional e muito menos órgãos funcionais, portanto são micróbios mas não são podem ser considerados com micro-organismos, são considerados apenas como micróbios parasitas patogênicos bastante simples.

Bactérias também são cápsulas, claro que bem maiores e bem mais complexas que os vírus mas também são procariontes ou seja não possuem um núcleo nem nenhuma estrutura que possa ser considerada como órgão, as bactérias possuem apenas organelas e portanto não podem ser consideradas como organismos, são consideradas apenas como micro-organismos procariontes bastante complexos.

Os micróbios eucariontes são os maiores micróbios, e dentre eles os protozoários são os micróbios mais desenvolvidos e mais complexos que existem. Entre esses micróbios eucariontes encontramos também as algas unicelulares e os fungos unicelulares que são menos complexos que os protozoários mas que também já possuem o ADN organizado em cromossomos dentro de um núcleo celular no interior da célula, possuem também diversas organelas especializadas em cumprir diversas funções específicas mas nenhuma dessas organelas corresponde ao conceito de órgãos que são conjuntos de tecidos formados por bilhões de células individuais; organelas são apenas estruturas intracelulares e portanto esses seres unicelulares não são considerados organismos, são designados apenas como micro-organismos eucariontes bastante complexos.

About these ads